sábado, 17 de agosto de 2013

COMPLEXO DE HUBRIS/DEMÊNCIA DOS POLÍTICOS

Durante muito tempo interroguei-me sobre a verdadeira sanidade mental dos políticos que pretendem eternizar a sua permanência no poder, tendo chegado a publicar um pequeno apontamento sobre o assunto.
Agora tive conhecimento que houve um político que perdeu as eleições e está fazendo uma berraria sobre o assunto.
Entretanto levantam-se os entendidos nestes problemas chamando a atenção para o facto de o mesmo ser classificado no mundo da psicologia como o complexo de Hubris.
Consultando a enciclopédia encontrei o que se segue:
A húbris ou hybris (em grego ὕϐρις, "hýbris") é um conceito grego que pode ser traduzido como "tudo que passa da medida; descomedimento" e que atualmente alude a uma confiança excessiva, um orgulho exagerado, presunção, arrogância ou insolência (originalmente contra os deuses), que com frequência termina sendo punida. Na Antiga Grécia, aludia a um desprezo temerário pelo espaço pessoal alheio, unido à falta de controlo sobre os próprios impulsos, sendo um sentimento violento inspirado pelas paixões exageradas, consideradas doenças pelo seu caráter irracional e desequilibrado, e concretamente por Até (a fúria ou o orgulho). Opõe-se à sofrósina, a virtude da prudência, do bom senso e do comedimento.

Os políticos portadores deste complexo são normalmente egoístas, narcisistas os quais votam os outros ao ostracismo isto é considerando-os como inferiores.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário