quarta-feira, 14 de julho de 2010

Barreira e a sua História - II Volume



Prefácio


Temos o privilégio de apresentar ao Leitor o segundo volume da obra Barreira e a sua História, da autoria do Senhor Professor António Borges Cunha. Em 2007, saiu o primeiro e lauto volume deste que se afirma, na historiografia leirenense, como um novo e extenso corpus dedicado ao passado da venerável Paróquia do Santíssimo Salvador da Barreira. Com a publicação, que desejamos próxima, do terceiro volume, concluir-se-á um projecto editorial que testemunha tanto a abnegação e a dedicação do seu Autor ao estudo e ao conhecimento da sua terra, e das gentes que lhes deram e dão vida, quanto o seu muito saber, autorizado por uma vida dedicada ao serviço da res publica portuguesa, seja nas primícias da sua vida como soldado português na distante Índia, seja, depois, na responsabilidade do magistério e da educação dos mais novos.
É extensa a obra publicada pela Professor António Borges Cunha nos domínios da pedagogia, da biografia, da poesia e da história. Cumpre destacar o interesse da sua investigação pioneira dedicada à vida do Barão de Porto de Mós (2004), o seu livro em que olha o legado português e a evolução mais recente da cidade indiana de Goa, e, ainda, o referido primeiro volume sobre a Barreira e a sua História, em cujas numerosas páginas nos legou uma visão vasta e ampla do passado local. Neste segundo volume, que dedica generosamente a todos os antepassados e pessoas de bem, o Autor delimita o período cronológico de estudo sobretudo ao Século XX.
O sujeito de observação continua a ser a sua Barreira, pátria de um Povo que é o seu, que aqui nos retrata pela compilação de antigas imagens de gentes, famílias, pessoas ou de monumentos e documentos que enchem de vida os que retratam e representam. Em várias páginas, até, sente-se que António Borges Cunha deixa de ser observador para se tornar, também ele, num participante de uma história de recordações e de afectos cujos ventos o tocaram intimamente.
Neste volume encontrar-se-á, numa primeira parte, a história dos nossos avós e pais, senão para muitos já bisavós barreirenses, porque dedicada sobretudo à primeira metade de Novecentos. Nele descortinamos informação e leitura acerca dos antigos costumes e trajes desta aldeia, de algumas das suas famílias patriarcais, nomeadamente as de António Rodrigues da Cruz, de João Carvalho, de João Maria de Almeida, de Joaquim da Cruz e dos Viscondes Guerra, sobre figuras carismáticas de membros do clero como foram o Padre Martinho, Monsenhor António Antunes Borges e o Cónego João Carlos da Costa Guerra, e, ainda, acerca da antiguidade da capela do Sobral ou dos intervenientes no restauro do altar-mor e do retábulo da igreja matriz. Em breves pinceladas, o Autor não esquece de aguarelar as vindimas neste terrunho ou de anotar a festa que constituía a comunhão solene dos jovens em cada ano.
Numa segunda parte, mais longa, foram compiladas pacientemente notícias relativas à Barreira e ao seu aro dispersas por jornais locais relevantes e influentes como o Portomozense, O Mensageiro e A Voz do Domingo. Trazem-se à memória acontecimentos e destinos, editais e narrativas breves, elogios e poemas que são, hoje, património imaterial dos barreirenses. Para estes, o livro, que se prefacia, será um instrumento de recordação, de revisitação a um passado próximo e até de comemoração; para os leirienses, em geral, e para os que se interessam pela história regional, em particular, ele constituirá mais uma pedra pacientemente lavrada e colocada no edifício da informação com que se constrói e (re)escreve a história da região alto-estremenha cujos campos o Lis fertiliza desde há séculos e séculos.

Saul António Gomes



Ficha Técnica:


Prefácio: Saul António Gomes

Páginas: 136

Concepção Gráfica: Folheto Edições & Design, Lda

Colaboração editorial: CEPAE

Depósito Legal: 264761/07

ISBN: 978-989-8158-78-9

2 comentários:

  1. Sou uma simples rapariga que gosta de passar o seu tempo a escrever! Vou seguir o seu Blog, será um prazer! :)

    ResponderEliminar
  2. Será com muito gosto que escutarei os seus comentários.
    Ficarei esperando. Muito agradecido

    ResponderEliminar