sexta-feira, 25 de junho de 2010

Barreira e a sua História

Excerto do Prefácio

A bonita Freguesia da Barreira, bem vizinha do medieval cômoro castelão leiriense, tem vindo a merecer, nos últimos anos, a atenção de diversos estudiosos cujos estudos se encontram publicados. Dentre as freguesias do Concelho de Leiria, aliás, a Barreira encontra-se entre as que mais atenções têm merecido a eruditos e investigadores, poucas havendo que a ultrapassem em número de livros editados que compendiam as memórias pretéritas dessas terras cimeiras orgulhosas das suas heranças romanizantes dispersas pelas velhas colinas coliponenses que, em S. Sebastião de Freixo, encontram a sua polaridade.
O presente livro do Prof. António Borges Cunha insere-se, naturalmente, nesse notável esforço de conhecimento do património histórico-cultural, material e imaterial, deste espaço e das gentes que o habitam, tornando-o terra viva e com uma forte cultura social identitária. Às qualidades de pedagogo e de mestre rigoroso do ensino das Letras e do Saber, acresce, no Autor, um distinto amor pela investigação histórica regional leirenense. Exumou o Prof. Borges Cunha, em recente publicação, a biografia de um vulto intrigante do passado oitocentista da região, o do Barão de Porto de Mós, o que lhe mereceu anos de trabalho em arquivos estremenhos e alentejanos.
(…)
Não estranha, naturalmente, que António Borges Cunha conceda, neste seu novo livro, um espaço dominante à elucidação de uma história local que encarna uma dominante eclesial e religiosa. A história dos sistemas territoriais e populacionais da região leiriense transporta, aliás, essa marca antropológica plurissecular do religioso. O seu conhecimento é um desafio apaixonante. Este livro constitui, reconhecidamente, um novo e importante texto para a identificação dessa realidade que é a identidade histórica da região de Leiria.

Saul António Gomes
Ficha Técnica
Prefácio: António Saul Gomes
Páginas: 352
Concepção Gráfica: Folheto Edições & Design
Edição: Outubro 2007
Depósito Legal: 264 761/07
ISBN: 978-972-8821-84-5

2 comentários: