terça-feira, 24 de novembro de 2020

EXPRESSO DIÀRIO

 

Viva!

Hoje começo pela política, porque amanhã é o dia em que sabemos se há ou não acordo. Sim, o texto que se segue é sobre o longo cortejar entre PCP e PS que ainda tem fim incerto. eis o que encalha as conversas no Orçamento. Ligado a isto, ou não, deixo-lhe esta pergunta: E se Costa e Rio tiverem ambos razão? Os especialistas, pelo menos, estão divididos sobre o Congresso do PCP.

Agora a pandemia. Começando pela notícia que lhe entregámos hoje: a pressão sobre os hospitais de Lisboa obriga a abrir mais 151 camas de enfermaria e 34 de cuidados intensivos até ao fim desta semana. Não é bom sinal, mas ele vê-se no mapa da covid-19 em Portugal: eis os concelhos com maior aumento de casos (desta vez mais nas regiões Centro e Alentejo). Enquanto isso, no Grande Porto, os autarcas aceitam restrições, mas avisam: faltou preparação, faltam dados e começa a faltar fôlego à população.

Olhando para o vírus, este é o trabalho mais lido no nosso site hoje: Como é que o vírus mexe? O perigo está no ar, mais do que nas superfícies (e o exercício deve ser feito com máscara, defende imunologista). Mas esta terça-feira também publicamos este guia útil: Oxford, Pfizer, Moderna: quais são as diferenças e semelhanças entre as três vacinas mais promissoras?

Na economia, contamos como as companhias aéreas apelam à realização de testes rápidos, acrescentando que o Grupo Sata entra em lay-off a partir de dezembro. Explicámos também por que os lesados do Banif estão descontentes e apreensivos com Banco de Portugal, ou como o BCE se tornou o banco central mais rico em ativos.

Ainda na Economia, mas extra Covid-19, recomendo este texto sobre a Doyen: o fundo que não é um fundo, com um dono que não é o dono. E um outro sobre veículos híbridos: afinal consomem mais do que deviam ou depende do tipo de tecnologia? O tema, aliás, mereceu este texto de opinião do Henrique Raposo - chamou-lhe o novo diamante de sangue.

Lá por fora, vale a pena perceber os últimos dias do Brexit - e por que os analistas estão otimistas. Mas também um olhar sobre as gretas que se abrem no Governo de coligação espanhol.

Mas ainda há mais opinião. "Vamos então falar de Rabo de Peixe", na proposta de Daniel Oliveira. Ou "Vandalismo com futuro", texto de Francisco Louçã sobre Trump e a sua estratégia para virar os votos e a eleição.

De resto, já de prato cheio, deixo-lhe apenas as outras 10 notícias que marcaram o dia, assim como as Palavras Cruzadas do dia.

E assim me despeço de si. Tenha um bom resto de dia, com boas leituras. Até amanhã!

LER OS EXCLUSIVOS

Sem comentários:

Enviar um comentário