segunda-feira, 26 de junho de 2017

ANOSOGNOSIA

A N O S O G N O S I A

S A B E   O   Q U E   É?!


Que alívio ter conhecimento disto!
Desde há uns tempos que andava preocupado porque:

1.Não me recordava sempre dos nomes próprios;
2.Não me recordava onde deixava algumas coisas;
3.Quando estou a conversar e tenho que interromper o pensamento, por ser interrompido, tenho dificuldades de continuar com a conversa, no ponto em que a tinha parado.

Enfim, creio que começava a pensar que tinha um inimigo dentro da minha cabeça, cujo nome começa por Alz...E só em pensar assim corria-me  um gelo na espinha !
Hoje li um artigo, que me deixou bem mais tranquilo, por isso passo a transcrever a parte mais interessante:

"Se tens consciência dos teus problemas de memória, então é porque ainda não tens problemas".

Existe um termo médico que se chama ANOSOGNOSIA, que é a situação em que não te recordas, temporariamente, de alguma coisa. Metade das pessoas maiores de 50 anos, apresentam algumas falhas deste tipo, e esse é mais um facto relacionado com a idade do que com a doença.
Queixar-se de falhas de memória, é uma situação muito comum em pessoas com 50 ou mais anos de idade.
Essa se traduz por não recordar, momentaneamente, de um nome próprio, entrar no interior da casa e esquecer-se do que se ia fazer ou buscar lá , esquecer o título de um filme, o nome de um ator, a letra ou nome de uma canção, não se lembrar onde deixou os óculos, etc... etc...
Muitas pessoas se preocupam, muitas das vezes, em excesso, por este tipo de esquecimento. Daí uma informação importante:

"Quem tem consciência de ter este tipo de esquecimento é todo aquele que não tem problemas sérios de memória. Todos aqueles que padecem de doença de memória, como, por exemplo, o fantasma da doença de Alzeimer, são todos aqueles que não tem registo do que efetivamente se passa.
B. Dubois, professor de Neurologia de CHU Pitié-Salpêtrière, em Paris, encontrou uma engraçada, mas didática explicação, válida para a maioria dos casos de pessoas que estão preocupadas com os seus esquecimentos:

  "Quanto mais se queixam dos seus problemas de memória, menos possibilidades têm de sofrer de uma doença de memória".

   Este documento é dedicado a todos os "esquecidos" que me recordo.
  Se esquecerem de o compartilhar, não se preocupem porque não será Alzeimer... certamente são anos que vos pesam, dentro das vossas cabeças
​.

Gostava de esclarecer que ​
Alzeimer
​ não é esquecer-se de onde estacionou o carro ontem à noite, onde pôs as chaves de casa, ..., mas sim o que é o seu automóvel, o que são

chave

                         De a- e do grego nosos «doença» e gnósis«conhecimento» e -ia


Sem comentários:

Enviar um comentário