sexta-feira, 4 de novembro de 2016

QUEM COMPRARÁ O NOVO BANCO?

José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto


 
Será um dos Espírito Santo a promover a compra do Novo Banco? Por onde vão andar as estrelas do Lisbon & Estoril Film Festival. Trump
Boa tarde,

O banco da família Espírito Santo desmoronou-se, como todos sabem, tendo-lhe sucedido o Novo Banco, para onde transitou o dinheiro e os investimentos não tóxicos. Depois de o terem arrumado (ou tentado), o Novo Banco foi finalmente posto à venda – e o prazo para a entrega de propostas terminou há menos de duas horas. Ainda não se sabe quem, dos cinco concorrentes, será o vencedor. Mas… e se um dos membros da família Espírito Santo estiver envolvido na compra do Novo Banco? Pode não ser um negócio da China, mas será um negócio com chineses. Confuso? A Anabela Campos e a Isabel Vicente explicam tudo bem explicadinho no Expresso Diário desta sexta-feira.

O Lisbon & Estoril Film Festival começa esta sexta-feira, pelo que até dia 13 andarão por cá muitas estrelas do cinema – e não só -, como Monica Bellucci e Gérard Depardieu. Quer saber onde poderá encontrá-las? O João Miguel Salvador dá-lhe as dicas de que precisa.

Outro grande acontecimento que está a arrancar por cá é a Web Summit, que começa este sábado... na praia. Para ter uma ideia do que esperar daquele que é o maior encontro mundial de empreendedorismo, sobretudo na área das novas tecnologias e empresas a ela ligadas, leia o artigo do meu camarada diretor da Exame Informática, o Pedro Miguel Oliveira.

Quando faltam quatro dias para a eleição presidencial norte-americana e os dois candidatos fazem um forcing na campanha, o Expresso Diário “acompanha-os” com um forcing noticioso. Nesta edição publicamos três artigos sobre o assunto: uma análise das últimas sondagens e tendências de voto, que a Mariana Lima Cunha andou a vasculhar para tentar saber se Donald Trump ainda pode ganhar a eleição; uma reportagem do Ricardo Lourenço, nosso correspondente nos Estados Unidos, nas operações de recolha de fundos da candidata Hillary Clinton (sabe que já conseguiu financiamentos de mil milhões de dólares, um recorde?); e mais um trabalho da Cátia Bruno sobre mais um dos “swing states”, desta vez o New Hampshire.

Por último, pode ficar a saber nesta edição que os construtores da maior máquina do mundo querem torná-la 10 vezes mais potente e, para isso, procuram parceiros industriais também em Portugal. O objetivo, como explica o Virgílio Azevedo, é descobrir 27% do Universo.

Na opinião, o Nicolau Santos escreve que “A esquerda tem de resolver o problema que tem os investidores” e o Henrique Monteiro afirma que “Perdão fiscal: Isto sim é brincar com o fogo!”. O Daniel Oliveira situa o seu texto “Na república dos doutores” e o Henrique Raposo mostra “O que une Jon Stewart a Donald Trump?“.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, quem sabe se com Monica Bellucci ou Gérard Depardieu…
(e levando debaixo do braço a edição semanal do Expresso que chega amanhã às bancas, com a qual oferecemos mais um volume da "História do Mundo")


Sem comentários:

Enviar um comentário